sábado, 14 de dezembro de 2019

A humildade e o estoicismo.




Hoje caro leitor(a) eu vou contar para vocês como um dos meus grandes pontos fracos o orgulho foi amenizado e espero que exterminando daqui um tempo. Talvez isso possa ajuda-los a encontrar um caminho mais brando para suas vidas, afinal o objetivo meu aqui é exatamente esse, inclusive recomendo muito que vocês comessem a escrever algo assim, é ótimo! 


Bem eu não sei enquanto a vocês, mas eu sempre fui daquelas pessoas bem cabeças duras sabem, aquele tipo de pessoa ruim de lhe dar que não aceitava nenhuma opinião que afetasse o curso das coisas, possessiva que tinha de ter a maior parte das coisas sob seu controle e que não aceitava ajuda de ninguém! Essas eram algumas partes que moldavam minha personalidade, o que vocês podem ver não era lá a melhor pessoa para argumentar ou aturar no dia a dia né...he..he. 


Mas então eu descobri a filosofia estoica, na verdade não foi nem por esse problema do orgulho sabem, foi a princípio uma filosofia que eu descobri e aos poucos fui me aprofundando. Através dos nossos grandes filósofos estoicos várias práticas foram se tornando cada vez mais claras, e gente, sério como isso mudou a minha vida, ou melhor a forma que eu a vejo. Epicteto me mostrou como passei parte da minha vida me incomodando e estressando por coisas que hoje eu vejo que já passaram que já não fazem sentido, eu penso, se eu não tivesse brigado com alguns colegas, estaríamos da mesma forma que hoje, se não tivesse me estressado por causa do trabalho hoje estaria também na mesma condição, então hoje eu consigo enxergar e me perguntar, por que raios eu me estressei e importei tanto sendo que eu poderia simplesmente ter deixado tudo passar estando na mesma condição hoje...Afinal melhor eu tranquilo com um escravo sem me obedecer do que eu tendo de me estressar castigando-o por algo que ele não fez (referência do livro Encheiridion de Epicteto).


Uma das demais coisas que me fez tremenda diferença e inclusive foi algo que eu já escrevi ao menos um pouco aqui no blog, é a parte de que temos controle em nossas decisões, essa foi a segunda parte da minha transformação, pois ela mostra que as situações em si não podemos controlar, mas as nossas escolhas sim, isso nós podemos conduzir e como Epicteto fala, com cautela. A partir de então eu comecei a analisar as discussões, se alguém me corrigia o caminho da ira com toda certeza não é o melhor caminho, porém o que eu posso fazer sobre ela sim está no meu controle ao invés de bater boca ou me indignar, o simples fato de parar e ouvir o que a outra pessoa tem a dizer é a melhor decisão a ser tomada e sabem de uma coisa, 80% das vezes que eu escolhi parar e ouvir, eu pude aprender coisas e ver o lado de uma situação que antes eu não enxergava, passei então a tornar um hábito parar para entender o que as pessoas tanto não gostavam e a compreender melhor sua linha de pensamento admito que ainda me esforço em muitas situações, mas sempre sou recompensado por isso.



Então não sei, talvez você possa ter se identificado, talvez não, mas é uma forma para eu me expressar e dizer para você que sim, tudo pode ser melhor, as coisas podem ser melhores, basta um pouco de estudo e sempre procurar a seguir as práticas corretas. Fiquem na paz, um forte abraço em todos.

A e eu também abro espaço para os que quiserem que suas histórias e experiências sejam publicadas aqui no blog, é só falar comigo por email, ou whats!

harrison_hakanen@hotmail.com
(41)99957-2272



Nenhum comentário:

Postar um comentário