segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Nossas viagens.

Hoje uma breve análise do livro "Aprendendo a Viver" do grandioso Sêneca, irei analisar uma parte que eu gosto muito do livro o capítulo "XXVIII Da Viajem". 
Nesse capítulo podemos ver um sermão do Sêneca, expressando o quão ineficaz é irmos de um lugar para o outro para estarmos tranquilos, serenos ou felizes. Eu gosto muito desse capítulo pois apesar de que Sêneca comentar literalmente sobre viagens , é uma grandiosa forma para nos provocar a reflexão sobre quais outras "viagens" fazemos com a intuição de estarmos bem. Me fez refletir que tipo de viajem eu tenho feito na intenção de alcançar a tranquilidade, pois se pararmos para analisar alguns de nós sempre está a procura de algo para seu próprio complemento, fumar um cigarro, vou comer algo, e até mesmo trabalhar, pessoas que trabalham demasiadamente para se auto completarem, são muitos os casos e algumas vezes muito tristes também, e Sêneca me ajuda muito nessa parte, pois o que ele nos avisa em seu livro é que nenhuma dessas viagens vai trazer a paz, o problema nunca é o lugar ou a situação atual, o problema vem de dentro de cada um e cabe a cada um se analisar para resolução de cada um dos seus problemas. Lembrando somente não confundir os prazeres com as "viagens", em nenhum momento fumar, comer algo do gosto ou qualquer coisa prazerosa é ruim, de forma alguma, o sermão é sobre quando fazemos isso na esperança de alcançarmos uma evolução da consciência, ou seja, quando utilizamos todos desses artifícios de forma equivocada, é sobre isso o sermão. É um capítulo com certeza de muita reflexão, que tipo de artifício estamos usando? Que tipo de viagens estamos fazendo? Sempre é bom nos perguntarmos isso, nos analisarmos, da mesma forma que Epicuro é citado nesse mesmo capítulo, “Ter consciência dos próprios pecados é o início da salvação”.

Muito obrigado, espero que tenha gostado e caso tenha algum complemento ou discordância em algum ponto, podem comentar, sempre é bom ouvir novas opiniões.

Um forte abraço em todos. Abaixo está o link do livro em PDF para ir acompanhando as análises junto a mim.
https://drive.
google.com/open?id=12l5oI2sdryFO16q9zjpbUsJFVYipg7WM

Nenhum comentário:

Postar um comentário