segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Seria Star Wars uma série estoica? o.O



Alguns podem estar lendo isso aqui e imagindo...o que diabos você esta escrevendo Harrison kkk. Bem pessoal, eu estava assistindo o Star Wars episódio 3 e sim eu percebi alguns traços do estoicismo nessa grandiosa obra, e veio do grande mestre Yoda (o que faz todo sentido, convenhamos), com um dos temas muito comentados por Sêneca um dos filósofos que mais admiro.

Acredito que muitos devem-se lembrar sobre a trama que envolvia Anakin Skywalker e a saga em que o levara para o lado sombrio da força. Eu estava lá assistindo filme pela primeira vez depois de começar a me dedicar ao estoicismo, e pude analisar que todo aquele sofrimento do Anakin era na verdade um sofrimento muito comum entre nós não tão sensíveis a força. Anakin ele estava em um momento de pouco reconhecimento, queria um cargo maior e estava se deixando levar por isso, o que não é algo de muito proveito diante do conhecimento de Epicteto - "Mas se quiseres aquelas coisas e também ter cargos e ser rico, talvez não obtenhas estas duas últimas, por também buscar as primeiras, e absolutamente não atingirás aquelas coisas por meio das quais unicamente resultam a liberdade e a felicidade"- Encheiridion de Epicteto.

Mas muito além disso, pois esse não foi o X da questão, a parte que mais afetou Anakin foi a possível morte e não aceitação desse fato de sua amada Padme. E no momento em que Anakin vai buscar conselhos com Yoda, ele fala algo parecido com "A morte é algo natural, e ira acontecer de toda maneira", e eu logo me lembrei de todo ensinamento sobre a morte, que não é somente de forma carnal que os estoicos nos passavam, "Caso rejeites a doença, a morte ou a pobreza, serás desafortunado. [2.2]" - Encheiridion de Epicteto. Pois a morte que não está sobre o nosso encargo são é algo que não podemos mudar, somente aceitar, logo nada a ela podemos fazer. Foi então essa  parte que eu apreciei muito no filme, e me fez levantar a questão...seria Yoda um estoico? Olha se me dissessem que sim não seria de tão grande surpresa pois eu acho que aquele carinha tem uns bons anos de vida viu hahahaha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário