terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Vamos jogar um jogo?



(1) Os materiais são indiferentes, mas o uso deles não é indiferente. (2) Como então alguém se manterá simultaneamente equilibrado e sem agitação, simultaneamente agindo como cuidado e não ao acaso nem sendo arrastado? (3) Se imitar dos jogadores de dados. Os números são indiferentes, os dados são indiferentes: então sabes qual número está para sair? Fazer uso do número que cai com cuidado e habilidade, eis aí a minha tarefa. (4) Do mesmo modo, portanto, o principal sobre a vida é isto: distinguir e separar as coisas e dizer: ‘As coisas exteriores não estão sob meu encargo, (5) a capacidade de escolha está sob meu encargo. Onde buscarei o bem e o mal? Nas minhas coisas’. Quanto às coisas de outrem, jamais as chames de boas ou más, benéficas ou nocivas, ou qualquer outro <nome> semelhante. Diabribes 2.5

Essa é a primeira parte da diatribe 2.5 de Epicteto. E diferentemente das outras maneiras que ele expressa o estoicimo essa é genial, pois ele sempre expressa as suas ideias com outras analogias, e essa forma de vermos e analisarmos os embates do nosso dia a dia é algo incrível. Já pensou você tento um problema com algum cliente, com sua família, ou até com você mesmo, e poder utilizar essa mesma lógica estratégia, que na verdade é como nossa vida é, a nossa vida é um jogo de estratégia com várias opções, reações, perdas, ganhos, etc. Como em um jogo de xadrez ou qualquer outro que você goste, o importante é prestar atenção no jogo e imaginar seus próximos movimentos, quais palavras você vai usar, qual recurso vai gastar, e sempre se lembrando, o que eu controlo são as minhas atitudes, o desenrolar do jogo é algo muito grande para que eu possa controlar.

Fica essa dica para hoje pessoal. Um forte abraço e segue o link da diatribe completa:
https://drive.google.com/open?id=10nJ4aQpf883n9R1K__QSQpf2nx8Cnq2g

Nenhum comentário:

Postar um comentário